Dúvidas frequentes

Em quanto tempo é emitida a declaração de matrícula? 

Em até 24h da realização da matrícula, a declaração é disponibilizada no portal acadêmico.


Quando é o início das aulas? 

O início das aulas depende da data da conclusão da matrícula. Quando ocorre antes da segunda semana de início da disciplina, o aluno entra na disciplina em curso. Quando ocorre após a segunda semana, a entrada ocorre na próxima disciplina.

 

Quando o aluno terá acesso ao curso depois da sua matrícula realizada? 

Após conclusão da matrícula, o aluno recebe, em até 24 horas, um e-mail com as boas-vindas, junto com o acesso ao AVA (que no UniRios chamamos de MAR – Meu Ambiente de Recursos) - Ele terá acesso às disciplinas, de acordo com a data de sua entrada.

 

Como funciona a liberação das disciplinas?

As disciplinas são liberadas mensalmente, seguindo a sequência do plano de curso existente no ambiente do estudante.

 

Como funciona em relação às disciplinas que já foram passadas?

Eles consultam no próximo semestre, se a disciplina está disponível para cursar com aulas gravadas, de outra forma, no semestre seguinte, após abertura de nova turma. 

 

Como são as interações com os professores? Em caso de dúvida, como é feita essa ponte?

Os professores auxiliares (que fazem o papel de tutoria) estão disponíveis três dias na semana (informado aos estudantes no calendário e no início do curso), entre as 18h e 22h. Realizam atendimento via chat no MAR, via Whatsapp e por e-mail. Também interagem através de fóruns semanais de cada disciplina e no momento da revisão (semana anterior à prova).


As aulas são gravadas ou existe alguma modalidade "em tempo real"?

Até 2023.2, são oferecidas no MAR, aulas gravadas. Na plataforma de conteúdos existem micro aulas na sessão “saiba mais”, com aulas gravadas sobre o tema do tópico de aprendizagem. 

No semestre 2024.1, além das citadas anteriormente, haverá a inclusão de aulas ao vivo (síncrona) uma vez ao mês, com interação dos alunos para tirar dúvidas, na semana que antecede a atividade avaliativa remota (final de cada disciplina).

 

Como funcionam as provas (o processo avaliativo)?

No UniRios Virtual, realizamos o processo avaliativo através de:

  1. NOTA 1: Cumprimento da trilha de aprendizagem e realização das atividades no MAR (PESO 2)

  2. NOTA 2: Ao final de cada disciplina será realizada atividade avaliativa digital, valendo (PESO 2)

  3. NOTA 3: Ao final do semestre será realizada uma avaliação presencial no Polo para cada uma das disciplinas cursadas pelo estudante, valendo (Peso 6)

  4. PONTUAÇÃO EXTRA VARIÁVEL: Participação efetiva nos Fóruns semanais – Por disciplina (ATÉ 2 PONTOS EXTRAS)

A nota da disciplina será gerada pela média final alcançada do somatório dos pontos alcançados e extras, com média para aprovação: 7,0

Como funcionam os estágios?

Existem cursos que desenvolvem atividades práticas, outros cursos, oferecem estágio obrigatório curricular. Os estudantes são informados no início de cada semestre sobre a realização de atividades e estágios.

Os cursos que oferecem prática, realizam dentro de disciplinas específicas, através de atividades solicitadas pelo professor titular de EAD.

 

DIPLOMA

O diploma é aceito por órgãos como Crefito Conselhos de classe? 

Os diplomas emitidos e registrados pelo UniRios Virtual são válidos nacionalmente e seguem a legislação vigente em relação aos conselhos de classe.

No diploma tem alguma informação que foi feita na modalidade EaD? 

A legislação vigente é bem clara quanto a isso e veda a identificação da modalidade de ensino na emissão e no registro de diplomas. Portanto, não existe citação quanto a modalidade de curso.

Em quanto tempo após o término do curso o aluno recebe o certificado? 

A certificação (declaração de conclusão ou declaração de colação de grau) é emitida em até 48h da realização da colação de grau.

O diploma é impresso ou digitalizado? 

Toda documentação é emitida e assinada digitalmente, disponibilizada no portal acadêmico do estudante, de modo digital.

 

TRANSFERÊNCIAS

O UniRios Virtual aceita transferências? 

Sim, desde que o curso seja ofertado e o histórico do aluno  passe pela análise da coordenação, para verificar a aderência de disciplinas cursadas.

Como funciona a eliminação de disciplinas?

É necessária a entrega do histórico escolar da graduação, contendo as disciplinas cursadas, com o número de créditos, carga horária e participação do ENADE (Portaria 107/INEP de 22/07/2004, Artigo 6º, §2º); dos programas de disciplinas cursadas, carimbados e assinados pelo estabelecimento de ensino; da declaração de reconhecimento do curso e do estabelecimento de origem, caso não esteja explicitado no Histórico Escolar. A documentação será analisada e havendo, dentre outras coisas, compatibilidade de CH e conteúdos a disciplina será aproveitada/ dispensada.

 

FINANCEIRO

As mensalidades tem reajuste? Como funciona?

O reajuste de mensalidades ocorre anualmente.

Após análise da reitoria administrativa e financeira, referente a custos e inflação no período, o reajuste é determinado e lançado no edital de matrícula e rematrícula dos estudantes. Por regulamentação, o reajuste pode ser de, no máximo, 12% sobre o valor integral da mensalidade.


QUALIDADE


Qual a nota do UniRios Virtual ndo MEC? Os cursos são reconhecidos?

O UniRios Virtual possui nota 5 na avaliação do MEC.

 Os cursos são autorizados e por se tratar de Centro Universitário, existem autonomias para ofertar os cursos. Os mais antigos estão em processo de reconhecimento, pois precisam de tempo de formação para solicitar ao MEC. Porém, todos rigorosamente dentro do prazo estabelecido e em processo de reconhecimento.

Quais os benefícios e vantagens do curso/faculdade?

O UniRios Virtual entende que saímos de um mundo linear e pacato, para um momento ansioso, complexo, incompreensível e não linear. Com isso, se baseia numa metodologia moderna e capaz de se alinhar às características das pessoas e profissionais, entregando profissionais que o mundo do trabalho deseja.

O UniRios Virtual trabalha incansavelmente para se manter como o Centro Universitário mais acolhedor, humano e responsável com os futuros profissionais.

Em seu framework de atividades, o UniRios Virtual preza pela:

  • Aprendizagem colaborativa e com problematizações para liderança;
  • Orienta os estudantes para a autogestão dos estudos para maior autonomia e poder decisório, porém sempre a disposição para ajudá-lo e orientá-lo nos melhores caminhos e formas de estudos;
  • Orientação de um olhar voltado para a prática integrada em todos os cursos, com propósito de aprender fazendo e entender situações que possa resolver;
  • Possui um Projeto de vida e carreira, que faz o estudante aprender para a vida, dentro de mentorias transversais nas disciplinas dos cursos.
  • Permite a ligação real entre o Estudante e o mercado, o que favorece a entrada no mundo do trabalho;
  • - Oferece a possibilidade de micro certificações durante o curso, garantindo mais oportunidades aos estudantes;
  • Currículos modernos e com bases da neurociência favorecendo uma aprendizagem que faz sentido com o mundo atual e futuro, permitindo análises dos currículos dos cursos com as características profissionais do século XXI;
  • Por fim, mas não menos importante, permite a flexibilidade de escolhas dos estudantes, em diversos níveis e atividades.

É cobrado algum valor a parte caso o aluno queira trocar de polo ou de curso? E como é feita essa troca?

Não existe custo. O estudante deve formalizar seu pedido na secretaria digital, em requerimento próprio disponibilizado na página do UniRios. Pode solicitar orientação e apoio no setor de atendimento, através do telefone / whatsapp:(75) 3501-0777, ou ainda por e-mail no protocolo@unirios.edu.br

Existe taxa para solicitação de cancelamento ou trancamento de matrícula?

Não existe taxa. Contudo, as mensalidades precisam estar em dia.

Pode solicitar orientação e apoio no setor de atendimento, através do telefone / whatsapp: 75 99842-8618, (75) 3501-0777, ou ainda por e-mail no protocolo@unirios.edu.br


Em caso de mudança de cidade ou viagem durante o curso, o aluno poderá usar outro polo?

Nesse caso, o aluno deve comunicar a instituição de ensino (via protocolo), com antecedência de 15 dias e o motivo pelo qual deseja fazer a prova em outro polo, dessa forma verificamos a possibilidade e realizamos a liberação, confirmando diretamente ao estudante, a tempo.

Quando é preciso comparecer presencialmente no polo?

O curso é online, porém, uma vez por semestre (geralmente nos meses de julho e dezembro) o aluno precisa ir até o polo presencialmente para realização de prova. Para os cursos da área da saúde, além das provas presenciais, no quinto, sexto e sétimo semestres haverá aulas práticas laboratoriais no polo.